Berlim - Quase duas semanas depois da vitória nas eleições legislativas alemãs, a chanceler Angela Merkel inicia nesta sexta-feira (4/10) as primeiras discussões com os rivais sociais-democratas para tentar formar um governo de grande coalizão.
Angela Merkel deve buscar um novo aliado porque o Partido Liberal (FDP) com o qual governava desde 2009 ficou fora do Bundestag (Câmara Baixa do Parlamento) devido a resultados muito baixos. A chefe de governo representará seu campo, enquanto os sociais-democratas estarão representados por seu chefe de partido, Sigmar Gabriel, e por Peer Steinbruck, candidato derrotado por Merkel nas eleições legislativas.
Os alemães são a favor de uma "grande coalizão" com os sociais-democratas, segundo as pesquisas. O partido de Merkel também iniciará na próxima quinta-feira negociações com os Verdes, afirmou o secretário-geral da CDU, Hermann Grohe. Os dois movimentos já tiveram um primeiro contato na semana passada. Em caso de fracasso das discussões, podem ocorrer novas eleições. No entanto, esta perspectiva é pouco provável.