Jornal Correio Braziliense

Mundo

Polícia britânica analisa celulares no caso da menina Madeleine

Os investigadores tentam identificar todas as pessoas que estavam na Praia da Luz, onde os três mil vizinhos convivem com milhares de turistas



Madeleine McCann desapareceu no dia 3 de maio de 2007, dias antes de completar quatro anos, em um hotel da Praia da Luz, no Algarve (Portugal), uma noite na qual seus pais saíram para jantar e deixaram seus três filhos dormindo sem supervisão de um adulto. Seus pais estão certos de que a menina continua viva e não pararam sua campanha para encontrá-la.

O desaparecimento atraiu a atenção da imprensa do mundo inteiro. O Reino Unido decidiu reabrir a investigação, após Portugal ter arquivado o caso em 2008. Após o pedido de cooperação para Portugal pelo Reino Unido, a polícia portuguesa "designou uma equipe para realizar os procedimentos requisitados pelas autoridades britânicas", disse hoje o seu diretor nacional, José Almeida Rodrigues, à televisão Sic.

Sem fornecer detalhes sobre o "calendário e passos concretos", ele informou que outra equipe irá rever os arquivos porque os "casos de crianças desaparecidas nunca são realmente fechados". Por sua parte, o Ministério Público reiterou que o caso continua oficialmente encerrado em Portugal. "O processo só pode ser reaberto em caso previsto por lei, como a descoberta de novas evidências", disse a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal.