Jornal Correio Braziliense

Mundo

Manuscrito com proclamação do Dia de Ação de Graças é leiloado nos EUA

O lance inicial do manuscrito original, no qual o primeiro presidente americano George Washington estabeleceu o Dia de Ação de Graças, tem o lance inicial calculado em 12 milhões de dólares

O manuscrito original no qual o primeiro presidente americano George Washington estabeleceu o Dia de Ação de Graças como feriado nacional será leiloado em novembro, em Nova York, por um lance inicial calculado em 12 milhões de dólares.

Assinado em 3 de outubro de 1789, o documento pede aos americanos que que celebrem a quinta-feira (3/10), dia 26 de novembro, como um dia de agradecimento, alguns anos depois de declarada a independência, em 1776.

"Thanksgiving", como se chama em inglês, é celebrado desde então anualmente a cada última quinta-feira de novembro e talvez seja o mais popular feriado dos Estados Unidos, unindo seus habitantes além do credo, cor ou estrato social.

A casa de leilões Christie;s colocará à venda o manuscrito, um dos dois originais conhecidos do documento, em Nova York, no próximo dia 14 de novembro.



"A primeira proclamação do Dia de Ação de Graças, um feriado icônico nos Estados Unidos e que, para os americanos, está identificado com sua fundação, vai atrair muito os colecionadores do país, assim como também do exterior", afirmou Patrick McGrath, da Christie;s.

A cópia da Constituição americana, com anotações de Washington, foi vendida por 10 milhões de dólares em 2012.

Outro original conhecido da proclamação do Dia de Ação de Graças se encontra na Biblioteca do Congresso em Washington, DC.