Jornal Correio Braziliense

Mundo

Líder republicano John Boehner abandona negociações sobre orçamento

As conversações na Casa Branca entre dirigentes democratas e republicanos visando o fim da paralisação do governo pareciam bloqueadas na noite desta quarta-feira (2/10)

O republicano John Boehner, líder da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, abandonou nesta quarta-feira (2/10) as negociações com o presidente Barack Obama em torno do orçamento, alegando que os democratas não querem negociar o fim da paralisação parcial do governo.

As conversações na Casa Branca entre dirigentes democratas e republicanos visando o fim da paralisação do governo pareciam bloqueadas na noite desta quarta-feira (2/10).

"O presidente disse, uma vez mais, que não quer negociar", lamentou Boehner.

Os legisladores do Partido Republicano tentaram retardar a reforma do sistema de saúde promovida por Obama em troca da aprovação do novo orçamento federal.

Após a saída de Boehner da residência presidencial, o chefe da maioria democrata no Senado, Harry Reid, excluiu qualquer possibilidade de ceder em relação à reforma da saúde, conhecida como "Obamacare", aprovada em 2010 e referendada pela Suprema Corte.