Jornal Correio Braziliense

Mundo

Em protesto, professores bloqueiam acesso a aeroporto da Cidade do México

Os manifestantes também impediram várias sessões no Congresso e organizaram passeatas nas principais avenidas da capital do país para pressionar o governo

México - Centenas de professores bloqueavam nesta terça-feira (1;/10) o tráfego na principal avenida de acesso ao aeroporto internacional da Cidade do México, com centenas de policiais tentando conter o avanço, em um novo protesto contra uma recente reforma do ensino. A estação de metrô da praça do Monumento Revolución - onde milhares de professores estão acampados há vários dias - e outras áreas próximas ao aeroporto foram fechadas nesta terça-feira.

[SAIBAMAIS]Desde o início dos protestos na Cidade do México, em 19 de agosto, os professores bloquearam acessos ao aeroporto em três ocasiões. Eles também impediram várias sessões no Congresso e organizaram passeatas nas principais avenidas da capital do país para pressionar o governo a desistir ou renegociar a reforma educacional, promulgada em sua totalidade no início de setembro. Os professores consideram que a reforma viola seus direitos trabalhistas, já que pode condicionar as promoções e aumentos salariais a avaliações periódicas que, eles temem, seriam aplicadas de forma generalizada, sem levar em consideração as grandes diferenças econômicas e culturais que existem no país.