O papa Francisco convocou nesta sexta-feira (27/9) os catequistas de todo o mundo reunidos no Vaticano a ser criativos e a saber mudar para pregar a religião católica.
"A criatividade é a coluna vertebral do catequista", afirmou em um discurso, em parte improvisado, pronunciado ante 1.600 catequistas provenientes de 50 países, reunidos na sala Paulo VI.
O Papa também convocou os que catequizam a religião a se arriscarem e se envolverem com as periferias físicas e mentais e lembrou que "Deus nunca é rígido", já que as "estátuas são apenas para os museus e já temos muitas".
[SAIBAMAIS]"Quando pensamos em ir para as periferias extremas, talvez vamos sentir um pouco de medo, mas Jesus nos espera no coração deste irmão, em sua carne ferida, em sua vida oprimida, em sua alma sem fé", disse o Papa argentino. "Em Buenos Aires há muitas crianças que não sabem fazer o sinal da cruz, isso é uma periferia", clamou.
O Papa os convidou a "sair dos esquemas para sair em direção a Deus" e a parar de se "fechar em grupos, em movimentos e paróquias".
"Ficam fechados em quartos e a umidade os invade e os deixa doentes", comentou Francisco, que realizará a missa solene no domingo na praça de São Pedro ante os catequistas.