Jornal Correio Braziliense

Mundo

Grupo cristão cria petição contra limpeza religiosa no Oriente Médio

Segundo u dos organizadores, o grupo pede "às diplomacias europeias, às opiniões públicas, às igrejas, que não esqueçam o cristãos do Oriente"

Paris - Por iniciativa de um grupo batizado de "Cristãos do Oriente em perigo", foi lançada nesta sexta-feira (27/9) em Paris uma petição para denunciar a limpeza religiosa sofrida pelas minorias em "Egito, Iraque, Síria e talvez em breve no Líbano". "Pedimos simplesmente às diplomacias europeias, às opiniões públicas, às igrejas, que não esqueçam o cristãos do Oriente", declarou um dos organizadores, Patrick Karam, afirmando que o objetivo é reunir "centenas de milhares de assinaturas" na página do Facebook do grupo.

[SAIBAMAIS]Vamos escrever aos parlamentares e vereadores, e nos dirigir a todas as religiões, acrescentou Karam em uma coletiva de imprensa, na qual representantes das igrejas do Oriente descreveram os temores e sofrimentos dos cristãos de Síria, Egito, Iraque e Líbano. De origem libanesa, Karam, vereador da região parisiense, figura entre os primeiros signatários da petição, junto com os representantes na França de igrejas cristãs do Oriente (maronita, melquita, copta, siríaca, entre outras).