Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ex-presidente iraniano Khatami exige libertação de presos políticos

A justiça iraniana libertou 15 autoridades reformistas, jornalistas e advogados críticos, entre eles a advogada de direitos humanos Nasrin Sotudeh

Teerã - O ex-presidente iraniano Mohamad Khatami exigiu a libertação de todos os presos políticos, especialmente dos líderes da oposição Mir Hussein Mussawi e Mehdi Karubi, informou nesta quinta-feira (26/9) o jornal reformador Etemad. "Estamos felizes pelo anúncio do indulto a 80 prisioneiros (feito recentemente pelo porta-voz da justiça, mas nos perguntamos a razão deste número. Dizemos que todos, exceto os que cometeram crimes", devem ser libertados, declarou Kathami, líder dos reformistas.

[SAIBAMAIS]A justiça iraniana libertou 15 autoridades reformistas, jornalistas e advogados críticos, entre eles a advogada de direitos humanos Nasrin Sotudeh, e indultou 80 pessoas condenadas após as manifestações realizadas em resposta à questionada reeleição de Mahmud Ahmadinejad em 2009. Dezenas de pessoas seguem na prisão sem que seu número exato seja conhecido. "Todos têm que se esforçar para que as prisões domiciliares também terminem (...) Interessa a todos nós", declarou Kathami, referindo-se a Mussawi e Karubi.



Mussawi e Karubi, candidatos às eleições de 2009, estão em prisão domiciliar há mais de dois anos. Ambos denunciaram fraudes, rejeitaram os resultados das eleições presidenciais e convocaram seus partidários a sair às ruas. O poder reprimiu violentamente as manifestações, dezenas de pessoas morreram e centenas foram condenadas à prisão. Na quarta-feira, o titular dos Serviços de Inteligência, Mahmud Alavi, anunciou a libertação de outros prisioneiros em um mês, mas não forneceu mais detalhes.