Jornal Correio Braziliense

Mundo

Atentados a dois mercados em Badgá deixam pelo menos 32 mortos

Onze pessoas morreram na explosão em um mercado de uma cidade xiita ao norte da capital e outras sete faleceram em um mercado sunita de Bagdá

Pelo menos 22 pessoas morreram nesta quinta-feira (26/9) de manhã em atentados em dois mercados da província de Bagdá, o que eleva para 32 o número de mortos no Iraque em um único dia.

Quinze pessoas morreram na explosão de quatro bombas em um mercado de Sabaa al-Bur, uma cidade xiita ao norte da capital, e outras sete perderam a vida em um mercado sunita de Bagdá, informaram fontes médicas e de segurança.

Também nesta quinta, um grupo de homens matou cinco membros de uma família, após invadir sua casa em uma aldeia próxima de Mahmudiya, ao sul da capital.

Três pessoas também morreram assassinadas em Mossul, Kirkuk e Baaquba, no norte do país. Ao oeste de Kirkuk, dois ativistas suspeitos de vínculos com a Al-Qaeda foram abatidos por desconhecidos.



Quase 700 pessoas morreram no Iraque desde o início de setembro em atos violentos. O número de óbitos em 2013 já passa de 4.500, segundo um registro feito pela AFP com base em fontes de segurança e médicas.

No final de agosto, a missão da ONU no Iraque divulgou que cinco mil civis foram mortos e outros 12 mil ficaram feridos desde o começo de 2013 no país, confirmando índices de violência próximos aos registrados há cinco anos.

Especialistas e diplomatas pediram ao governo iraquiano, controlado pelos xiitas, que aceite aplicar reformas para aplacar a ira dos sunitas, que acusam Bagdá de concentração de poder e de realizar detenções arbitrárias.

[SAIBAMAIS]