Logo Correio Braziliense

Jornal Correio Braziliense

Mundo

Bashar Al-Assad reitera compromisso de destruir arsenal químico

O acordo afastou a ameaça de ações militares ocidentais contra o regime sírio, acusado por um ataque com armas químicas em 21 de agosto perto de Damasco



[SAIBAMAIS]O acordo afastou a ameaça de ações militares ocidentais contra o regime sírio, acusado por um ataque com armas químicas em 21 de agosto perto de Damasco. Mas Assad não descartou uma intervenção dos Estados Unidos contra seu país, apesar das negociações para que Damasco destrua seu arsenal de armas químicas. "A possibilidade de um ataque dos Estados Unidos à Síria sempre estará presente. Em um momento sob o pretexto de armas químicas, em outros momentos por pretextos diferentes", disse Assad na entrevista ao canal Telesur.

"O importante é que há décadas os Estados Unidos estão transgredindo o Conselho de Segurança, violando a carta da ONU, a soberania das Nações, todos os valores humanos e morais". "Se olharmos as guerras anteriores, as políticas dos Estados Unidos, ao menos a partir da primeira metade dos anos cinquenta, veremos que é uma política que vai de uma agressão a outra. Esta política não mudou e não vejo agora razão para que mude", disse Assad.