Washington - A Casa Branca negou nesta quarta-feira (25/9) que o presidente americano, Barack Obama, tenha ficado decepcionado com a impossibilidade de uma reunião na ONU com seu homólogo do Irã, Hassan Rohani, acrescentando que Obama está focado nas negociações sobre o tema nuclear iraniano.
Ao ser questionado pelos jornalistas sobre se Obama estaria decepcionado, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, foi enfático: "O presidente não está".
"O presidente acredita que os mais importantes temas a respeito da relação do Irã com o restante da comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos, precisam ser resolvidos por meio de negociações substanciais sobre o programa nuclear iraniano", disse Carney, destacando que Obama está aberto à possibilidade de um encontro informal com Rohani.
Leia mais notícias em Mundo
"Acho que não devemos superdimensionar o fato de os iranianos terem decidido não realizar o encontro", acrescentou o porta-voz.
A possibilidade de que os dois líderes tivessem um encontro histórico em paralelo à Assembleia Geral da ONU, em Nova York, foi descartada na terça-feira, quando Rohani explicou que não havia "tempo suficiente" para organizar a reunião.
Um alto funcionário da Casa Branca, que pediu para não ser identificado, disse que a reunião "se revelou muito complicada para os iranianos".