Jornal Correio Braziliense

Mundo

Negociações para resolução da ONU sobre a Síria estão bloqueadas

O conflito na Síria, que já deixou mais de 100 mil mortos e dois milhões de deslocados em 30 meses, é o "maior desafio" para a comunidade internacional

Nova York - As negociações entre americanos e russos para chegar a um acordo sobre o projeto de resolução da ONU para forçar Damasco a respeitar seu compromisso de desarmamento químico permanecem estagnadas nesta segunda-feira (23/9), segundo diplomatas. "Os detalhes sobre a forma de desarme estão em geral acertados, mas tudo gira em torno dos meios para implementá-lo, o que depende dos americanos e dos russos no Conselho de Segurança", explicou à AFP um diplomata das Nações Unidas.



Neste contexto, a fonte diplomática considerou que "um voto no Conselho de Segurança nesta semana parece improvável". O conflito na Síria, que já deixou mais de 100 mil mortos e dois milhões de deslocados em 30 meses, é o "maior desafio" para a comunidade internacional, declarou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que se prepara para Assembleia Geral do organismo na terça-feira (24/9).