Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tufão Usagi deixa 25 mortos na China e paralisa aeroporto de Hong Kong

A tempestade tropical é considerada a mais intensa do ano em todo o mundo. Acompanhado de chuvas torrenciais e ventos de 165 km/h atingiu no domingo (23/9) as costas chinesas

Pequim - O tufão Usagi, a tempestade tropical mais intensa do ano em todo o mundo, deixou pelo menos 25 mortos no Sul da China e paralisou o aeroporto de Hong Kong, onde dezenas de milhares de turistas permaneciam bloqueados nesta segunda-feira (23/9). Acompanhado de chuvas torrenciais e ventos de 165 km/h, o Usagi (coelho em japonês) atingiu no domingo (23/9) as costas chinesas às 19h40 (6h40 de Brasília) na altura da cidade de Shanwei e provocou 25 mortes, informou o canal estatal CCTV.

A agência de notícias estatal Xinhua anunciou um balanço de 25 mortos em Guangdond, onde o tufão derrubou árvores e destruiu estradas. Dezenas de pessoas ficaram feridas em acidentes. Depois de passar no sábado por Taiwan e Filipinas, a tempestade prosseguiu com uma trajetória mais ao norte do que o previsto.



Todos os trens de alta velocidade com saída prevista para Guangdong e centenas de voos dos aeroportos das províncias de Cantão, Shenzhen e de Hong Kong foram suspensos. Mais de 47 mil pesqueiros permaneceram amarrados no porto e escolas ficaram fechadas em 14 cidades.

Segundo o Centro Nacional de Meteorologia, o Usagi perderá força na passagem pela China. Atualmente segue em direção noroeste.