Jornal Correio Braziliense

Mundo

Maduro confirma que China concederá crédito de US$ 5 bilhões à Venezuela

Venezuela e China mantêm uma aliança estratégica em áreas como energia, indústria, tecnologia e habitação


Pequim -
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou neste domingo (22/9) em Pequim a assinatura de uma nova linha de crédito com a China no valor de 5 bilhões de dólares e um convênio para produzir 200.000 barris de petróleo adicionais por dia no Cinturão do Orinoco.

Foi alcançado um acordo (com o Banco de Desenvolvimento da China) para "um crédito de 5 bilhões de dólares para o desenvolvimento", escreveu Maduro em sua conta oficial do Twitter, a partir de Pequim, em sua primeira viagem oficial a este país asiático.

Leia mais notícias em Mundo

"Com este crédito financiaremos habitação, agricultura, transporte, indústria, estradas, eletricidade, mineração, saúde, ciência e tecnologia", acrescentou o presidente venezuelano.

No âmbito energético, o chefe de Estado confirmou que foi alcançado um convênio entre Venezuela e a empresa chinesa Sinopec, que exigirá um investimento de 14 bilhões de dólares e que se traduzirá na produção conjunta de 200.000 barris de petróleo por dia no bloco Junin 1 do Cinturão Petrolífero do Orinoco.

Venezuela e China, com um intercâmbio comercial de mais de 20 bilhões de dólares em 2012, mantêm uma aliança estratégica em áreas como energia, indústria, tecnologia e habitação.