O monarca, de 75 anos, deverá ser operado "em Madri nos próximos dias" para substituir uma prótese infectada que foi colocada no ano passado no lado esquerdo do quadril, informou o chefe da Casa Real, Rafael Spottorno, em uma coletiva de imprensa.
Trata-se da oitava operação de Juan Carlos desde maio de 2010, período durante o qual também lidou com vários escândalos que atingiram a Casa Real e abriram o debate sobre a conveniência de uma possível abdicação.
"O rei não cogitou em nenhum momento a abdicação", afirmou Spottorno, acrescentando que "também não está inabilitado para o exercício de suas funções, razão pela qual não há espaço para se levantar (...) a introdução da fórmula da regência". Esta cirurgia será liderada pelo médico espanhol Miguel Cabanela, especialista em operações de quadril e joelho no hospital Mayo de Rorchester (Estados Unidos).
A operação será feita após a infecção de uma prótese implantada em novembro de 2012 no quadril, onde o rei sofria com uma artrose.
O tempo de recuperação será de oito semanas a seis meses, já que ainda não se sabe se a cirurgia para extrair a prótese infectada e colocar uma nova será realizada de uma vez só ou em duas etapas, explicou o médico Cabanela.