O Irã "jamais" buscará desenvolver uma arma nuclear, afirmou o presidente iraniano, Hasan Rohani, em entrevista concedida nesta quarta-feira (18/9) à rede de televisão americana NBC, antes de sua viagem a Nova York para assistir à Assembleia Geral das Nações Unidas.
"Sob nenhuma circunstância buscaremos armas de destruição em massa, incluindo armas nucleares. Jamais faremos isto", afirmou Rohani à NBC.
"Nunca perseguimos, ou procuramos construir uma bomba nuclear, e não vamos fazê-lo", garantiu, de acordo com a emissora americana.
Rohani reiterou que o estado clerical do Irã - alvo de sanções por suas polêmicas atividades com urânio enriquecido - teve como único objetivo "buscar tecnologia nuclear com fins pacíficos".
Considerado mais moderado do que seus rivais, Rohani chegou ao poder em junho com a promessa de ajudar a reconstruir a fragilizada economia do Irã e aliviar as tensões com o Ocidente.
Sua postura é acompanhada com otimismo cauteloso ou com ceticismo, em Washington, onde especialistas consultados pela AFP lembram que o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, é, em última instância, quem controla a política externa.
"No caso do programa nuclear, o governo entra com plenos poderes e tem completa autoridade", disse Rohani à NBC.
"O problema não estará do nosso lado", frisou, acrescentando que "temos margem política suficiente para resolver esse problema".