Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente palestino se reunirá com Barack Obama em 23 de setembro

O anúncio foi feito pouco depois de a Casa Branca confirmar um encontro entre o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e Obama, no dia 30 de setembro

O presidente palestino, Mahmud Abbas, vai se reunir com seu homólogo americano, Barack Obama, na próxima semana, antes do início da Assembleia Geral das Nações Unidas, anunciaram fontes palestinas nesta terça-feira (17/9).

Na reunião de 23 de setembro, Abbas e Obama vão conversar sobre o processo de paz entre israelenses e palestinos, disseram as mesmas fontes à AFP.

O anúncio foi feito pouco depois de a Casa Branca confirmar um encontro entre o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e Obama, no dia 30 de setembro. A pauta da reunião inclui as negociações de paz com os palestinos, o programa nuclear iraniano e outros temas regionais.



Depois de quase três anos de paralisia, israelenses e palestinos reiniciaram as negociações de paz, no final de julho, após os intensos esforços do secretário de Estado americano, John Kerry.

Abbas conseguiu uma vitória importante em novembro de 2012, em uma votação na Assembleia Geral das Nações Unidas. Nessa sessão, "a entidade" palestina se tornou um "Estado observador não membro" da ONU, motivo pelo qual hoje se utiliza o termo "Estado da Palestina" em sua correspondência diplomática.