Jornal Correio Braziliense

Mundo

Casa Branca confirma visita de Benjamin Netanyahu em 30 de setembro

Segundo Carney, os dois líderes vão discutir os avanços nas negociações com os palestinos, a crise na Síria, a conflituosa situação com o Irã e os acontecimentos em curso no Oriente Médio

A Casa Branca confirmou nesta terça-feira (17/9) que o presidente Barack Obama receberá o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no final de setembro, em Washington.

"O presidente dará as boas-vindas ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca, na segunda-feira, dia 30 de setembro", informou o porta-voz da presidência, Jay Carney.

Segundo Carney, os dois líderes vão discutir os avanços nas negociações com os palestinos, a crise na Síria, a conflituosa situação com o Irã e os acontecimentos em curso no Oriente Médio.

Mais cedo, Netanyahu disse que suas conversas com Obama aconteceriam no contesto do comparecimento do líder israelense na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, com o programa nuclear do Irã na agenda.



"Em uma semana e meia, mais ou menos, vou viajar para a Assembleia Geral da ONU", disse Netanyahu, segundo uma nota divulgada por seu gabinete.

"Primeiro, vou me reunir com o presidente americano, Barack Obama", informou o premier, no comunicado. "Pretendo me concentrar na questão da suspensão do programa nuclear do Irã", acrescentou.

Teerã está envolvido em um conflito diplomático com o Ocidente e Israel, que acusam o Irã de tentar desenvolver e construir armas nucleares. O Irã nega as acusações e garante que seu programa tem fins pacíficos.