Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ao menos 12 mortos em deslizamento provocado por fortes chuvas no México

O deslizamento aconteceu quando um grupo de pessoas tentava liberar uma estrada cortada por um deslizamento anterior e um ônibus aguardava para seguir caminho

Veracruz - Pelo menos 12 pessoas morreram nesta segunda-feira (16/9) em um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas no estado de Veracruz, a leste da Cidade do México, atingido por dois ciclones que já tinham deixado outros 22 falecidos, informou um funcionário do governo.

"Temos 12 pessoas falecidas e sete hospitalizadas", das quais quatro continuam em tratamento, disse à AFP Ricardo Maza Limón, diretor do setor de emergências da Secretaria da Defesa Civil nacional.

O deslizamento aconteceu no município de Altotonga, situado 180 km ao norte do porto de Veracruz e a 280 km a leste da Cidade do México.

O deslizamento aconteceu quando um grupo de pessoas tentava liberar uma estrada cortada por um deslizamento anterior e um ônibus aguardava para seguir caminho.



O norte de Veracruz está em alerta vermelho devido a Ingrid, que na manhã desta segunda-feira atingiu a terra como tempestade tropical pela costa do estado de Tamaulipas (nordeste), vizinho de Veracruz, depois de ter chegado a ser um furacão de categoria 1.

Em Veracruz há 23.000 pessoas retiradas de suas casas e 9.000 em abrigos, e o governo suspendeu as aulas de terça.

O México sofre os efeitos "históricos" de dois ciclones, Ingrid e Manuel, que atingiram simultaneamente dois terços de seu território e já deixaram no total 34 mortos e mais de 230.000 pessoas afetadas.