Mundo

Conservadores de Merkel têm maioria absoluta na eleição da Baviera

A chanceler alemã espera emplacar seu terceiro mandato

Agência France-Presse
postado em 15/09/2013 16:09
Berlim - Os conservadores ligados à chanceler alemã, Angela Merkel, conseguiram neste domingo (15/9) a maioria absoluta nas eleições regionais da Baviera (sul), a uma semana das eleições legislativas - de acordo com pesquisas de boca de urna.

O aliado liberal dos conservadores - Partido Democrático Liberal (FDP, na sigla em alemão) - deve sair do Parlamento regional da Baviera, já que não atingiu o mínimo necessário de 5% dos votos - revelam as pesquisas divulgadas pelos canais públicos de televisão.

Nos níveis regional e nacional, os liberais conseguiam apenas 3% dos votos, o que representa uma queda de pelo menos 5 pontos, como mostram as primeiras estimativas dos canais públicos ARD e ZDF.


A União Social-Cristã (CSU, também na sigla em alemão) - braço bávaro da União Democrata-Cristã (CDU) - aparecia com 49% às 16h00 GMT (13h00 de Brasília), ou seja, 5,6 pontos a mais do que na última eleição de 2008 na Baviera. Os social-democratas (SPD) registravam entre 20,5% e 21%, um avanço de pelo menos 2 pontos. Já os Verdes, com 8,5%, tiveram uma ligeira queda.

Os conservadores bávaros, no poder de forma ininterrupta há 56 anos, recuperam a maioria absoluta em cadeiras no Parlamento regional, que haviam perdido em 2008. Nesse período, foram obrigados a governar com os liberais.

Essa vitória para o ministro-presidente em final de mandato, Horst Seehofer, também significa uma boa notícia para a chanceler Angela Merkel, faltando apenas uma semana para as eleições legislativas. Merkel espera emplacar seu terceiro mandato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação