Miami - Ingrid se converteu em furacão neste sábado (14/9), informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) nos Estados Unidos.
Em seu boletim das 21h GMT (18h de Brasília), o NHC anunciou que Ingrid registra ventos máximos constantes de 125 km/h, seguindo na direção norte, a 11 km/h. O furacão se localizava 315 km ao leste de Tuxpan, na costa do Golfo do México.
Os meteorologistas alertaram para chuvas torrenciais, registrando índice pluviométrico entre 250 e 380 milímetros em vastas áreas do leste do México.
Essas chuvas "podem provocar inundações repentinas e deslizamentos de terra perigosos para a vida", ressaltou o NHC, em seu último boletim. No mar, pode haver ondas com altura acima do normal e com capacidade destrutiva, nas próximas 48 horas.
A estatal mexicana do petróleo Pemex informou na quinta-feira à tarde que suspenderia preventivamente as "operações marítimas e aéreas" no local, embora as plataformas na região continuem funcionando.
Fortes chuvas castigaram Veracruz esta semana, matando 14 pessoas, 13 delas em um deslizamento de terra que soterrou várias casas.
O Serviço Meteorológico Nacional do México disse que também são esperadas chuvas torrenciais nos estados de Chiapas, Guerrero, Tabasco e Oaxaca.