Jornal Correio Braziliense

Mundo

Conselho de Segurança da ONU cancela reunião de emergência sobre a Síria

A reunião havia sido solicitada pela Rússia, mas foi suspensa após a retirada do pedido

O presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Gary Quinlan, informou na tarde desta terça-feira (10/9) que cancelou a reunião de emergência sobre a crise síria prevista para hoje. A reunião havia sido solicitada pela Rússia, mas foi suspensa após a retirada do pedido.

A Rússia queria a reunião porque não concorda com uma possível ação militar na Síria. Mediante a proposta americana de ataque, a Russia propôs que a Síria entregasse seu arsenal de armas químicas ao controle externo.

O governo de Bashar al-Assad aceitou o controle internacional. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Síria, Walid al Moualem anunciou que está disposto a cooperar. ;Estamos dispostos a indicar onde se encontram as armas químicas, a parar a produção e a mostrar as instalações aos representantes da Rússia e de outros estados da ONU;, declarou.



O anúncio foi bem recebido pelo secretário de Estado americano, John Kerry. Ele disse que o país espera uma iniciativa da Síria, mas que ainda assim não descarta a necessidade de um ataque.