Jornal Correio Braziliense

Mundo

Paquistão liberta talibãs para contribuir ao processo de paz no Afeganistão

Sete líderes talibãs afegãos foram libertados para contribuir ao processo de paz no vizinho Afeganistão

Islamabad - O Paquistão anunciou neste sábado (07/09) a libertação de sete líderes talibãs afegãos para contribuir ao processo de paz no vizinho Afeganistão, poucos dias depois de uma visita do presidente afegão a Islamabad. "Para facilitar o processo afegão de reconciliação, o Paquistão liberta sete talibãs: Mansoor Dadullah, Said Wali, Abdul Manan, Karim Agha, Sher Afzal, Gul Muhammad e Muhammad Zai", afirma um comunicado do ministério das Relações Exteriores.

Leia mais notícias em Mundo


O Paquistão já havia libertado 26 talibãs em 2012, recordou o ministério. A medida foi anunciada poucos dias depois de uma visita do presidente afegão Hamid Karzai ao Paquistão para uma reunião com o novo primeiro-ministro Nawaz Sharif. Karzai pediu a Islamabad, historicamente ligado aos talibãs afegãos, que o ajude a estabelecer um diálogo direto com os insurgentes para acabar com 12 anos de guerra no país.

As autoridades afegãs afirmam que as libertações demonstram a boa vontade com os insurgentes, mas para muitos analistas as medidas não terão impacto no processo de paz porque alguns líderes talibãs mais influentes, como o mulá Abdul Ghani Baradar, permanecem na prisão.