Jornal Correio Braziliense

Mundo

Líder da oposição conservadora vence eleições gerais na Austrália

Com 21% dos votos apurados, o canal ABC prevê que a coalizão liderada pelo Partido Liberal de Abbott conquistará 90 das 150 cadeiras da Câmara dos Deputados

Sydney - O líder da oposição conservadora Tony Abbott venceu as eleições gerais na Austrália, ao superar o primeiro-ministro trabalhista Kevin Rudd, anunciou a televisão pública ABC. "A coalizão conservadora já garantiu 74 cadeiras. Com base neste resultado, vão conseguir a maioria. Acredito que podemos dizer que o governo foi derrotado. Neste momento, estou vendo o (partido) Trabalhista atrás e perdendo cadeiras", declarou Antony Green, analista da emissora.



Com 21% dos votos apurados, o canal ABC prevê que a coalizão liderada pelo Partido Liberal de Abbott conquistará 90 das 150 cadeiras da Câmara dos Deputados. A emissora prevê que o Partido Trabalhista vai conseguir 58 cadeiras, enquanto outras duas seriam conquistadas por independentes.

Vários líderes trabalhistas, incluindo o ministro da Defesa Stephen Smith, reconheceram o resultado. "O governo será derrotado esta noite", disse Smith. Os trabalhistas ocuparam o poder durante dois mandatos consecutivos de três anos, que foram marcados por uma economia próspera, mas também pelas lutas internas do partido que acabaram cansando os australianos.