Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente republicano da Câmara dos Representantes apoiará Obama na Síria

Obama surpreendeu no sábado ao anunciar que pedirá autorização do Congresso para efetuar uma ação militar contra Assad

Washington - O presidente republicano da Câmara dos Representantes, John Boehner, anunciou nesta terça-feira (3/9) que apoiará a proposta de resolução de Barack Obama para lançar uma operação militar contra a Síria.

"Apoiarei o pedido do presidente em favor de uma ação", como resposta ao uso de armas químicas por parte do regime de Bashar al-Assad em um ataque no dia 21 de agosto no subúrbio de Damasco, declarou Boehner após uma reunião de Obama com os principais líderes do Congresso na Casa Branca.

"É algo que os Estados Unidos, como país, devem fazer", defendeu o presidente da Câmara dos Representantes. "Nossos inimigos no mundo devem entender que não vamos tolerar este tipo de comportamento".



[SAIBAMAIS]"Também temos aliados no mundo e na região que devem saber que os Estados Unidos estarão presentes quando for necessário", afirmou.

O apoio de Boehner deve dinamizar a campanha iniciada pela Casa Branca para obter apoios e conseguir que o Congresso avalie a proposta militar de Obama contra Assad.

Obama surpreendeu no sábado ao anunciar que pedirá autorização do Congresso para efetuar uma ação militar contra Assad, quebrando um costume presidencial de décadas, segundo o qual os presidentes se limitam a informar os congressistas.

O Congresso está em recesso até 9 de setembro. A espera pelo aval dos congressistas distancia a perspectiva de uma intervenção militar iminente.