Seul - Coreia do Norte e Coreia do Sul realizaram nesta segunda-feira o primeiro encontro de um comitê destinado a negociar a reabertura do complexo industrial conjunto de Kaesong, cinco meses depois de seu fechamento pela escalada de tensão bilateral.
O comitê, composto por cinco representantes de ambas as partes, sentou-se para negociar em Kaesong às 10h (horário local), com a agenda inicial centrada no calendário de reabertura do complexo. As duas partes não conseguiram avançar até o final da sessão desta segunda, anunciou a agência de notícias sul-coreana Yonhap. O diálogo deve ser retomado durante a semana.
A agência citou uma autoridade sul-coreana, segundo a qual Seul pediu compensações para as empresas afetadas pelo fechamento. A mesma fonte acrescentou que Pyongyang solicitou a retomada imediata das atividades do complexo. Keasong, situado ligeiramente na parte norte-coreana da fronteira e criado em 2004, é um dos poucos símbolos de cooperação entre as duas Coreias e que sobreviveu a crises anteriores.
Em abril, o complexo foi fechado unilateralmente pela Coreia do Norte, após as tensões na península provocadas pelo terceiro teste nuclear norte-coreano e as sanções internacionais contra o regime comunista. No mês passado, as duas Coreias decidiram retomar as operações na área.