San Francisco - Estados Unidos e Suécia anunciaram nesta segunda-feira (2/8) a criação de um fundo de 25 milhões de dólares para financiar projetos inovadores para melhorar o acesso à água limpa para agricultura no mundo.
O programa é projetado para incentivar empresas inovadoras a se instalarem nos países onde há mais carência de tecnologia deste tipo.
"Quase três bilhões de pessoas no planeta vivem em regiões onde falta água", disse à AFP Chris Holmes, coordenador do programa mundial de água da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
"Queremos aproveitar as tecnologias de eficácia comprovada e utilizar o dinheiro para superar os obstáculos e avançar em países onde ninguém tentou ou pôde ir, por exemplo, na África Subsaariana", explicou.
O dinheiro alocado por projeto será de 250.000 a um milhão de dólares, segundo o total de programas selecionados. As categorias incluem a melhoria do reuso de água e a luta contra a entrada de água salgada nos rios, deltas e aquíferos.
"Em uma biosfera limitada, as soluções para os problemas relacionados com a água requerem novas formas de pensar e financiamento inovador", declarou em um comunicado a ministra sueca de Cooperação Internacional, Gunilla Carlsson.
Mais de 40% da população mundial sofre com a falta d;água e 70% da água são geralmente usados em agricultura, segundo a USAID.
As propostas de projetos poderão ser apresentadas a partir do início de novembro na USAID e na Agência Sueca de Cooperação Internacional e Desenvolvimento. O site securingwaterforfood.org dá mais detalhes sobre o programa.