Jerusalém - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou neste domingo que Israel está "pronto para qualquer cenário", um dia após a decisão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de pedir ao Congresso autorização para uma ação militar na Síria.
"Israel está tranquilo e confiante. Os cidadãos de Israel sabem que estamos preparados para qualquer cenário", disse Netanyahu no início da reunião semanal de seu gabinete, segundo palavras transmitidas pela rádio pública. "Nossos inimigos têm muito boas razões para não testar a nossa força, nosso poder", acrescentou.
Israel, vizinho da Síria, tem se preparado nos últimos dias para potenciais consequências de uma possível intervenção militar estrangeira contra o regime de Damasco, acusado de usar armas químicas contra a rebelião.
[SAIBAMAIS]
O Estado judeu posicionou sistemas antimísseis no norte do país, a região mais exposta, bem como em Tel Aviv, cidade de um milhão de habitantes. Também foram distribuídas máscaras de gás para a população.
Por sua vez, a imprensa israelense criticou a decisão de Obama, descrito pelo jornal Israel Hayom como "presidente febril, paralisado pelo seu status de Prêmio Nobel da Paz".
"Qualquer que seja o cenário, altos funcionários israelenses consideram que os Estados Unidos perderam uma oportunidade, e que qualquer ataque futuro será ineficaz", opina Yediot Aharonot.
Leia mais notícias em Mundo
O presidente sírio, Bashar Al-"Assad esfrega as mãos, e os iranianos continuam tranquilamente a caminho da bomba atômica", acrescenta o jornal, referindo-se ao controverso programa nuclear iraniano.