Jornal Correio Braziliense

Mundo

Toque de recolher em 13 províncias egípcias é reduzido em duas horas

Na sexta-feira, dia em que os partidários do presidente deposto Morsy têm o costume de convocar manifestações, se aplicará a partir desta semana das 19H00 às 06H00.

Cairo - O toque de recolher instaurado no Cairo e em 13 províncias egípcias, após os episódios violentos que se seguiram à repressão das manifestações dos partidários do deposto presidente Mohamed Morsy foi abreviado em duas horas, com exceção da sexta-feira, anunciou o governo no sábado.

A partir deste sábado, o toque de recolher começará às 23H00 locais (18h00 de Brasília) e terminará às 06H00 (01H00 de Brasília) informou o governo egípcio em um comunicado.

Há uma semana, o toque de recolher já tinha sido reduzido em duas horas, com exceção da sexta-feira. Estava vigente das 21H00 às 06H00 locais.

Na sexta-feira, dia em que os partidários do presidente deposto Morsy têm o costume de convocar manifestações, se aplicará a partir desta semana das 19H00 às 06H00.

Cinco civis morreram na sexta-feira em confrontos com partidários e oponentes ao presidente islamita Mohamed Morsy , deposto no começo de julho pelo exército, em várias províncias do Egito, informou neste sábado o Ministério da Saúde.

Segundo a fonte, três deles morreram em Gizé, perto do Cairo, um em Porto Said, no Canal de Suez, e o quinto na província de Sharquiya, no delta do Nilo.

Alguns milhares de partidários de Morsy marcharam na sexta-feira no Egito para denunciar o golpe de Estado militar que destituiu Morsy.

Há 10 dias, as manifestações se tornaram escassas e não reúnem mais que algumas centenas de pessoas durante a semana e alguns milhares na sexta-feira.

Leia mais notícias em Mundo

A Irmandade Muçulmana mobiliza centenas de milhares de seguidores antes de 14 de agosto, quando o exército e a polícia lançaram os primeiros ataques mortais contra as concentrações pró-Morsy.