Jornal Correio Braziliense

Mundo

Síria: Liga Árabe responsabiliza regime por ataque de quarta-feira

Países da Liga Árabe pediram que os autores do ataque, que classificaram de "criminosos de guerra", compareçam perante a Justiça internacional

Os delegados permanentes dos países que integram a Liga Árabe acusaram nesta terça-feira (27/8) o regime sírio de responsável pelo ataque de quarta-feira passada (21/8) nos arredores da capital, Damasco, alegadamente com armas químicas. Após uma reunião extraordinária na capital egípcia, os representantes dos países árabes denunciaram "um crime horrível com armas químicas proibidas internacionalmente" e atribuíram "a responsabilidade total" ao regime sírio.

Os países da Liga Árabe pediram que os autores do ataque, que classificaram de "criminosos de guerra", compareçam perante a Justiça internacional.

Leia mais notícias em Mundo

A Liga Árabe fez também um apelo ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para "que sejam ultrapassadas as divisões" e se dê fim ao "genocídio praticado pelo regime sírio ao longo de dois anos".
[SAIBAMAIS]
A Argélia e o Iraque abstiveram-se e o Líbano votou contra a decisão da Liga Árabe, que suspendeu a Síria em 2011. O assunto deve voltar a ser discutido pelos ministros dos Negócios Estrangeiros árabes no dia 3 de setembro.

Na Arábia Saudita, o príncipe Saud Al Faisal, ministro dos Negócios Estrangeiros, pediu uma ação "firme e séria" contra o regime sírio. "A situação recomenda uma atitude firme e séria para pôr fim à tragédia humana do povo sírio", disse Faisal. Para ele, o regime de Bashar Al Assad "perdeu a identidade árabe".