MONTEVIDÉU, 27 agosto 2013 (AFP) - O subsecretário de Comércio Internacional dos Estados Unidos, Francisco Sánchez, disse nesta terça-feira (27/8) em Montevidéu que gostaria de ver "menos barreiras" dentro do Mercosul, já que os países que tendem a abrir seus mercados terão "mais êxito" em suas economias.
"Gostaria de ver menos barreiras dentro de muitos dos países que compõem o Mercosul", disse Sánchez sobre a relação entre o governo de Washington e o bloco regional - formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela- em meio a uma dissertação diante empresários.
Sánchez disse que "cada dia países estão buscando formas de reduzir as barreiras e tem alguns vizinhos que estão na outra lista. Acredito que os que estão reduzindo barreiras vão ter mais êxito economicamente".
Leia mais notícias em Mundo
O funcionário ressaltou que o governo de Barack Obama trabalha para "reduzir barreiras de qualquer forma", entre as quais não se descarta a assinatura de Tratados de Livre Comércio (TLC), e é "importante fazer esse trabalho neste hemisfério" ao qual se destinam mais de "40% de nossas exportações".
"Acredito que há interesse mútuo e muitas oportunidades", na relação comercial entre a região e os Estados Unidos, mas "o desafio é como, porque há políticas, há coisas que não tornam isso fácil, mas o interesse existe".
Em sua estada no Uruguai, Sánchez assinará um memorando de entendimento com autoridades econômicas do Uruguai para desenvolver uma cooperação técnica entre ambas as nações que melhore a gestão das fronteiras e facilite as transações comerciais.
No encerramento de sua visita será recebido pelo presidente uruguaio, José Mujica.