Jornal Correio Braziliense

Mundo

Irã nomeia diplomata como representante do país na AIEA

Logo depois de tomar posse como novo presidente iraniano, no dia 3 de agosto, Hassan Rohani afirmou que queria atuar com mais "transparência" nas negociações sobre o programa nuclear da República Islâmica

TEERÃ - O Irã designou nesta terça-feira (27/8) Reza Najafi como embaixador na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), segundo a agência de notícias Irna, em uma nova mudança na equipe de negociações sobre a polêmica questão nuclear de Teerã.

Logo depois de tomar posse como novo presidente iraniano, no dia 3 de agosto, Hassan Rohani afirmou que queria atuar com mais "transparência" nas negociações sobre o programa nuclear da República Islâmica.

Najafi, atual diretor geral encarregado dos assuntos políticos e internacionais do Ministério das Relações Exteriores, substitui Ali Asghar Soltanieh, que ocupava esse posto desde julho de 2005.

Leia mais notícias em Mundo

Segundo a Irna, Reza Najafi é um especialista em desarmamento e realizou missões na ONU e na AIEA.

A agência da ONU com sede em Viena investiga há dez anos o programa nuclear iraniano e votou doze resoluções punindo o país. Em seu último relatório, em maio, a AIEA indicou que não estava em condições determinar se todos os materiais nucleares no país são de uso pacífico, por falta de cooperação de Teerã, segundo a agência.
[SAIBAMAIS]
O Irã realiza desde 2005 negociações paralelas com a AIEA e com grandes potências que suspeitam que Teerã tente obter uma arma atômica. As negociações entre o Irã e o grupo dos 5%2b1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha) não registraram avanços substanciais.