Jornal Correio Braziliense

Mundo

Menino tem os olhos arrancados em crime que causou indignação na China

O atentado contra a criança ilustra mais uma vez o problema da carência de órgãos na China, situação que alimenta o tráfico

Pequim - Um menino chinês de seis anos foi drogado e teve os globos oculares extirpados para um suposto tráfico de órgãos, um crime selvagem que provocou uma onda de indignação no país. O crime odioso ilustra mais uma vez o problema da carência de órgãos na China, situação que alimenta o tráfico.



O menino tem o lábio leporino, uma má-formação congênita que poderia explicar a escolha dos traficantes. Muitos internautas reagiram com indignação. "Como é possível tanta crueldade? É tão sádico", afirmou um deles. "Uma verdadeira tragédia com esta criança", comentou outro.

A maioria das cirurgias de transplantes na China ocorre com órgãos extirpados de condenados a morte ou de prisioneiros após a morte, geralmente sem autorização das famílias, segundo organizações de defesa dos direitos humanos, o que é negado pelas autoridades chinesas.

Quase 300 mil pacientes precisam de transplante na China todos os anos, mas apenas 10.000 conseguem ante a falta de doadores, segundo a imprensa estatal. A tradição chinesa estipula que um morto deve ser enterrado sem ter o corpo mutilado e poucos chineses aceitam a retirada dos órgãos de um parente.