Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ban Ki-moon se equivocou sobre suposta tensão entre vizinhos, diz Japão

O secretário-geral da ONU fez um apelo para que Tóquio examine o passado para melhorar as relações com a Coreia do Sul e a China

Tóquio - O governo japonês acusou nesta terça-feira (27/8) o secretário-geral da ONU de ter entendido de maneira equivocada a posição do Japão, depois que Ban Ki-moon fez um apelo para que Tóquio examine seu passado para melhorar as relações com os vizinhos. "O primeiro-ministro (japonês Shinzo Abe) pediu o diálogo com a Coreia do Sul e a China, apesar dos problemas pendentes", afirmou o porta-voz do governo, Yoshihide Suga.



Coreia do Sul, colonizada pelo Japão (1940-1945) e a China, parcialmente ocupada pelas tropas imperiais nipônicas (1931-1945), criticam com frequência o Japão por não pedir desculpas de maneira suficiente pelas atrocidades cometidas pelo exército. Durante a cerimônia de aniversário da rendição do Japão após a Segunda Guerra Mundial, o conservador Abe não expressou arrependimento pelo sofrimento infligido por seu país na Ásia.

O Japão mantém uma divergência territorial com a China a respeito de ilhas do Mar da China oriental e também reivindica a soberania de pequenas ilhas do Mar do Japão (chamado de Mar do Leste pelos coreanos) controladas pela Coreia do Sul.