Jornal Correio Braziliense

Mundo

Força Aérea Colombiana mata comandante da Frente 57 das Farc em bombardeio

O bombardeio contra o acampamento guerrilheiro ocorreu após a emboscada das Farc que matou 14 militares no sábado na região de Tame

BOGOTÁ - O comandante da Frente 57 das Farc, Virgílio "Silver" Vidal Mora, foi morto em um bombardeio contra um acampamento guerrilheiro no oeste da Colômbia, informou nesta segunda-feira (26/8) a Força Aérea Colombiana.

"Silver", 27 anos, e outro rebelde morreram durante o bombardeio contra o acampamento situado na zona rural do município de Rio Sucio, departamento de Chocó, informou o comandante da Força Aérea, general Guillermo León.

"Em uma operação muito precisa executada por aviões da Força Aérea, foi possível ;neutralizar; o cabeça da Frente 57 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)", disse León em entrevista coletiva.

"Neste momento são realizadas operações na zona mas já podemos afirmar que há dois corpos, e um corresponde a "Silver", identificado pelas impressões digitais", revelou León.



O bombardeio contra o acampamento guerrilheiro ocorreu após a emboscada das Farc que matou 14 militares no sábado na região de Tame, departamento de Arauca, na fronteira com a Venezuela.

O governo do presidente Juan Manuel Santos e as Farc negociam a paz desde novembro passado, em Havana, para acabar com meio século de luta armada na Colômbia, mas as tratativas acontecem sem uma trégua.

Santos argumenta que um cessar-fogo durante as negociações daria uma "vantagem estratégica" à guerrilha, que conta com cerca de 8 mil combatentes.

"Silver" era o encarregado de controlar o corredor de saída da cocaína da região de Chocó para o Panamá e sua morte "é um forte golpe para as finanças das Farc", estimou o general León.

Segundo o militar, "Silver" também era "responsável por 70% dos sequestros no departamento de Antioquia", vizinho a Chocó). No acampamento bombardeado foram encontrados 20 fuzis, 4 pistolas, granadas e computadores.