Los Angeles - Cerca de 2 mil bombeiros lutavam a duras penas neste sábado contra um enorme incêndio que arrasa as proximidades do parque natural Yosemite na Califórnia (oeste), ameaçando cerca de 4.500 casas e estendendo-se ao vizinho o estado de Nevada, segundo autoridades.
O gigantesco incêndio duplicou sua extensão em 24 horas e reduziu a cinzas mais de 50.800 hectares de vegetação. Neste sábado, apenas 5% do incêndio estava controlado, segundo o site oficial Inciweb.
O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou na sexta-feira à noite estado de emergência para San Franisco porque a cidade, situada na costa do Pacífico, é, em grande parte, alimentada pela energia elétrica gerada na região afetada pelas chamas.
Leia mais notícias em Mundo
O incêndio, cuja origem é desconhecida, começou no dia 17 de agosto no Bosque Nacional Stanislaus no condado de Tuolumne, a oeste do Parque Natural Yosemite, uma das principais atrações turísticas da Califórnia.
A escassa umidade na região e uma vegetação extremamente seca, somadas a fortes rajadas de vento que levam as chamas para áreas de difícil acesso pelos bombeiros são condições favoráveis para a expansão do incêndio, segundo Inciweb.
As autoridades ordenaram a evacuação dos pequenos condados de Tuolumne, em estado de emergência, e Ponderosa Hills e fecharam uma importante via que atravessa toda a região.