Jornal Correio Braziliense

Mundo

Dois aviões bombardeiros da Rússia violam espaço aéreo japonês

O ministério das Relações Exteriores japonês anunciou que transmitiu um protesto oficial à embaixada da Rússia em Tóquio

Tóquio - Dois bombardeiros russos invadiram rapidamente nesta quinta-feira (22/8) o espaço aéreo japonês, anunciou o ministério da Defesa do Japão, que enviou vários caças-bombardeiros para a área. Segundo um porta-voz do ministério, dois aviões TU-95 entraram no espaço aéreo japonês perto da ilha de Okinoshima, litoral de Fukuoka (sudoeste), durante dois minutos.

"Quatro caças F-2 das forças aéreas de autodefesa (nome da aviação japonesa) decolaram para interceptá-los", explicou o porta-voz. O ministério das Relações Exteriores japonês anunciou que transmitiu um protesto oficial à embaixada da Rússia em Tóquio. Os dois países mantêm uma disputa territorial pela soberania das quatro ilhas do sul do arquipélago das Kuriles, perto de Hokkaido. Estas ilhas, conhecidas pelos japoneses como Territórios do Norte, foram anexadas pelos soviéticos no final da Segunda Guerra Mundial, o que impediu a assinatura de um tratado de paz entre as duas nações.