Jornal Correio Braziliense

Mundo

Campeão de boxe Klitschko cogita candidatura presidencial na Ucrânia

Nas eleições legislativas de 28 de outubro 2012, vencidas pelo partido do atual presidente, o partido Udar (golpe) de Vitali Klitschko ficou em terceiro lugar

LVIV - O boxeador ucraniano Vitali Klitschko, campeão mundial WBC dos pesos pesados, declarou nesta terça-feira (20/8) cogitar fortemente a possibilidade de se apresentar como "candidato único da oposição" às eleições presidenciais de março de 2015 na Ucrânia, contra o atual chefe de Estado, Viktor Ianoukovitch.

"Eu cogito totalmente e de maneira responsável uma eventual candidatura às eleições presidenciais ucranianas", declarou Vitali Klitschko, de 42 anos, durante comício em Lviv, no oeste do país.

Leia mais notícias em Mundo

"A decisão final será tomada após conversas com a sociedade ucraniana como um todo", continuou o boxeador em frente a cerca de 300 representantes da diáspora ucraniana, vindos de mais de 30 países.

"Eu estou convencido da necessidade de um candidato único de oposição nas próximas eleições", afirmou. "Nosso objetivo é uma Ucrânia moderna, democrática e próspera".

Viktor Ianoukovitch é presidente da Ucrânia desde 2010. Nas eleições legislativas de 28 de outubro 2012, vencidas pelo partido do atual presidente, o partido Udar (golpe) de Vitali Klitschko ficou em terceiro lugar.