Jornal Correio Braziliense

Mundo

Israelenses e palestinos fazem negociação em segredo, em Jerusalém

A reunião secreta foi realizada uma semana após ambas as partes decidirem retomar as negociações de paz

Ramallah - Negociadores israelenses e palestinos se reuniram em segredo nesta terça-feira (20/8), em Jerusalém, anunciou um funcionário palestino de alto escalão, uma semana após ambas as partes decidirem retomar as negociações de paz, congeladas por três anos.

"Ocorreu um encontro hoje (terça-feira) entre a delegação palestina, presidida por Saeb Erakat e Mohamad Shtaye, e a delegação israelense, com Tzipi Livni e Yitzhak Molcho", disse o funcionário, sob condição de anonimato. Nenhuma informação sobre o encontro foi divulgada.



Israelenses, palestinos e americanos que apadrinham as negociações concordaram em não revelar os temas abordados. Esta discrição foi respeitada na sessão anterior de discussões, no dia 14 de agosto, também realizada em Jerusalém com os mesmos negociadores. No dia anterior, Israel libertou 26 presos palestinos condenados a longas penas, de um total de 104 detidos que devem ser libertados durante os nove meses de negociações previstas.


Mas o assunto da colonização ofuscou a perspectiva das negociações. Pouco antes do início das negociações, Israel já havia provocado a fúria dos palestinos ao autorizar a construção de 2.129 casas em Jerusalém Oriental anexada e na Cisjordânia ocupada. A retomada das negociações de paz é fruto de intensos esforços do secretário de Estado americano, John Kerry, que reuniu as partes em um primeiro encontro em Washington no dia 30 de janeiro.