Gilbaltar - A fragata britânica HMS Westminster atracou nesta segunda-feira (19/8) em Gibraltar para participar de um exercício naval que coincide com o conflito diplomático com a Espanha pela soberania do enclave e pelos direitos de pesca nas águas que o cercam. A fragata, equipada com um lançador de torpedos, um sistema de mísseis antiembarcações Harpoon, mísseis Sea Wolf terra-ar e um helicóptero, chegou ao enclave britânico na manhã desta segunda-feira (19).
Paralelamente ao conflito marítimo, as desavenças diplomáticas também se estenderam à fronteira com Gibraltar, onde as autoridades espanholas reforçaram os controles aduaneiros provocando quase diariamente filas de veículos de várias horas. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou que estes controles fronteiriços estão "motivados politicamente" e pressiona a União Europeia a enviar observadores à região o quanto antes.
No entanto, tanto Londres quanto Madri desvincularam a visita da fragata deste último conflito entre ambos os países pela soberania de Gibraltar, um território britânico de ultramar de apenas 6,8 km quadrados e com cerca de 30 mil habitantes. Embora Gibraltar tenha sido cedido em 1713 ao Império britânico, a Espanha exigiu durante muito tempo sua soberania. Londres, no entanto, aposta em ouvir os desejos dos moradores locais, que são majoritariamente pró-britânicos.