LONDRES - O Ministério das Relações Exteriores britânico anunciou nesta terça-feira (13/8) a intenção de protestar contra as filas de espera "inaceitáveis" na fronteira com Gibraltar, provocadas pelo controle espanhol.
"O Foreign Office vai reclamar junto à Chancelaria espanhola contra a demora inaceitável constatada na manhã de hoje na fronteira espanhola com Gibraltar", declarou um porta-voz do ministério britânico.
O governo de Gibraltar pediu uma investigação da Comissão Europeia sobre "a maneira como a Espanha tem agido", multiplicando os controles na fronteira com o território britânico, o que provoca longas filas de automóveis.
"A Espanha impôs novamente um controle desproporcional para os carros que entram em Gibraltar, provocando filas de espera de mais de quatro horas", afirmou o chefe do governo do enclave britânico, Fabian Picardo, em comunicado.
Os controles "feitos sem aviso prévio mostram a necessidade da abertura rapidamente uma investigação da Comissão Europeia sobre a maneira como a Espanha tem agido e a necessidade de tomar o quanto antes as medidas legais necessárias", explica o comunicado.
Leia mais notícias em Mundo
Segundo jornalistas da AFP, filas de espera de vários quilômetros se formaram novamente nesta terça-feira na entrada do pequeno território, localizado no extremo sul da Espanha e cedido em 1713 ao Reino Unido.
A Espanha reforçou os controles após a construção, em julho, de um recife artificial que impede a aproximação dos barcos espanhóis de Gibraltar. De acordo com o governo do território, a atitude é uma represália.
[SAIBAMAIS]
Segundo Madri, a construção desse recife tem por objetivo impedir os pescadores espanhóis trabalhem em águas reivindicadas tanto por Gibraltar quanto pela Espanha.
Desde então, houve uma crescente escalada da tensão diplomática entre Espanha, Londres e Gibraltar.
Os governos espanhol e britânico ameaçaram na segunda-feira levar a disputa para instâncias internacionais. Gibraltar é um território de apenas sete quilômetros quadrados e 30.000 habitantes, mas de grande importância estratégica e com uma economia crescente baseada nos serviços financeiros e jogos on-line.