BERLIM - A chefe do governo alemão, Angela Merkel, que aspira sua reeleição para um terceiro mandato nas legislativas de 22 de setembro, apareceu pela primeira vez em público nesta terça-feira (13/8), depois de suas férias, para contar a um grupo de estudantes secundários a história do Muro de Berlim.
Fazendo as vezes de professora, ela explicou aos alunos de uma escola do elegante bairro de Prenzlauerberg, em território da antiga RDA, que o Muro de Berlim começou a ser erguido há exatamente 52 anos.
"1961 foi o ano em que comecei a ir à escola", afirmou, em tom professoral, acrescentando que suas matérias favoritas eram o russo, o inglês, o alemão e a matemática.
Leia mais notícias em Mundo
Merkel, que tem doutorado em física, afirmou estar entusiasmada por compartilhar suas recordações com os adolescentes, que não pararam de pedir para tirar fotos com ela.
"Foi emocionante. Achava que ela seria mais rígida porque é uma pessoa muito conhecida. Foi interessante ouvir sua história pessoal", afirmou uma aluna, Lea Quiring, de 18 anos.
Angela Merkel nasceu na Alemanha Ocidental, mas passou sua infância em um pequeno povoado da República Democrática Alemã (RDA) onde seu pai, um pastor protestante, decidiu morar.