O secretário de Estado argumentou que as medidas de espionagem foram adotadas após o ataque às Torres Gêmeas, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001. O atentado foi atribuído à Al Qaeda. De acordo com Kerry, foram implementadas ações para evitar que ;inocentes sejam mortos; por organizações criminosas, como aconteceu em 2001. ;Essas revelações sobre segurança nacional aborreceram algumas pessoas, mas não posso discutir as questões operacionais;, disse o secretário.
Kerry ressaltou que o presidente Barack Obama está determinado a prestar os esclarecimentos pedidos pelos países sobre as agências norte-americanas. ;Vamos nos esforçar para que esses problemas não interfiram sobre todas aquelas outras coisas. E vamos nos esforçar para fazer;, reforçou.
Na entrevista, Kerry tentou minimizar o impacto que as denúncias de espionagem tiveram nas relações entre o Brasil e os Estados Unidos. Para ele, é preciso ;enxergar adiante;, observar parceria existente e o que é possível avançar na relação entre os dius países. ;Peço ao povo brasileiro que se concentre nas realidades importantes entre os nossos países, que compartilham valores democráticos, e no empenho em favor da diversidade. Essas relações podem ter um impacto global positivo, se continuarmos trabalhando em parceria;, afirmou.