Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente palestino está comprometido com as negociações de paz

Israel autorizou nesta terça-feira (13/8) a construção de 942 casas no território anexado de Jerusalém Oriental

O presidente palestino Mahmud Abbas está comprometido a prosseguir com as negociações de paz, apesar da aceleração da colonização, por parte de Israel, afirmou o secretário de Estado americano, John Kerry.

"Falarei com o presidente Abbas hoje (...) e ele está comprometido a negociar porque acredita que a negociação é o que resolverá este tema, no fim das contas", afirmou Kerry, em coletiva de imprensa em Brasília.

Israel autorizou nesta terça-feira (13/8) a construção de 942 casas no território anexado de Jerusalém Oriental, na véspera da retomada das negociações com os palestinos, que acusaram o Estado hebreu de colocar em perigo o frágil processo de paz.

Leia mais notícias em Mundo


"A política americana em relação a todos os assentamentos é que são ilegítimos (...) Mas, dito isso, o primeiro-ministro (israelense Benjamin) Netanyahu foi franco comigo e com o presidente Abbas de que anunciaria construções adicionais em lugares que não afetarão o mapa do caminho, que não terão qualquer impacto na capacidade de chegar a um acordo de paz", precisou o chefe da diplomacia americana.

"Se a questão das fronteiras de Israel for resolvida - e só se pode fazer isso solucionando os temas de segurança para Israel-, serão resolvidas todas as questões sobre assentamentos", afirmou Kerry.

"A colonização ameaça provocar o colapso das negociações mesmo antes de seu início", disse nesta terça-feira à AFP um funcionário de alto escalão da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Abed Rabo, após o anúncio da construção das novas 942 casas.