Jornal Correio Braziliense

Mundo

Turquia fecha dois centros em Beirute após sequestro de pilotos

Na sexta-feira, dois pilotos da companhia aérea Turkish Airlines foram raptados por um grupo que deseja que Ancara utilize influência com os rebeldes sírios para obter a libertação de nove xiitas sequestrados

Beirute - A Turquia fechou o centro cultural e o escritório comercial em Beirute após o sequestro de dois pilotos turcos na capital libanesa, informou o embaixador da Turquia no Líbano. por um grupo que deseja que Ancara utilize influência com os rebeldes sírios para obter a libertação de nove xiitas sequestrados em maio de 2012. "O centro cultural e o escritório comercial da Turquia em Beirute suspenderam as atividades por medida de segurança", anunciou Inan Ozyildiz.



Os libaneses foram sequestrados durante uma viagem para visitar o túmulo do imã Ali al-Rida. Este grupo afirma que a Turquia "tem o dever de libertar" os nove libaneses sequestrados porque o crime aconteceu perto da fronteira com a Turquia.

Os dois pilotos turcos foram sequestrados em uma área majoritariamente xiita, controlada pela organização islamita Hezbollah, aliada do regime sírio.