Jornal Correio Braziliense

Mundo

Novo presidente do Irã tentará eliminar sanções econômicas contra o país

Hassan Rowhani tomou posse ontem na presença do guia supremo, Ali Khamenei

Diálogo externo e interno, além de recuperação da economia, despontam como as palavras mágicas do novo presidente do Irã, Hassan Rowhani, para atender as expectativas de mudança com as quais venceu em primeiro turno a eleição de junho. Rowhani tomou posse ontem em um local de culto xiita, na presença do guia supremo, Ali Khamenei. Hoje, a cerimônia será diante de emissários de 52 países, incluindo 11 presidentes ; o Brasil será representado pelo chanceler Antonio Patriota ;, além de convidados como o ex-representante diplomático da União Europeia (UE) Javier Solana. Especialistas ouvidos pelo Correio apostam que o perfil de Rowhani, um clérigo xiita tido como ;conservador moderado;, e sua experiência como negociador no impasse com o Ocidente em torno da questão nuclear podem ajudá-lo a diminuir o isolamento internacional do regime islâmico.

As primeiras declarações como presidente empossado sinalizam para uma postura mais conciliatória que a do antecessor, Mahmud Ahmadinejad. ;Vamos livrar nossos corações da vingança e amar uns aos outros;, disse durante a cerimônia, transmitida pela televisão. A prova de fogo inicial virá em setembro, quando está prevista uma nova rodada de negociações sobre o programa nuclear com o chamado grupo P5%2b1, do qual fazem parte Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido (as cinco potências que são membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas), além da Alemanha.



Rowhani tem bom trânsito com o líder supremo do país, Ali Khamenei, que tem a última palavra em assuntos de política externa e defesa. Dina Esfandiary, especialista do programa de desarmamento e não proliferação do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos, de Londres, pondera que o novo presidente pode enfrentar alguma resistência da ala mais conservadora, mas o considera bem colocado dentro do regime para propor mudanças e uma nova direção econômica. ;Ele tem laços com todas as facções e departamentos, o que significa que está em uma posição ideal para o jogo político.;

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .