Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente e opositor lideram passeatas contra corrupção na Venezuela

Enquanto o governo defende a luta anticorrupção, os opositores se queixam da escassez que afeta o país, a insegurança cidadã e a inflação



Em resposta, o governo convocou seus simpatizantes para uma "contramarcha" em defesa do que definem como a estratégia anticorrupção promovida por Maduro e em defesa do legado do falecido presidente Hugo Chávez.

[SAIBAMAIS]Enquanto o governo saiu às ruas para defender a luta anticorrupção, os opositores se queixam da escassez que afeta o país, a insegurança cidadã e a inflação, que chegou a 25% no primeiro semestre, a mais alta da América Latina. As últimas marchas e contramarchas que ocorreram em junho foram sem incidentes.

Depois das eleições de 14 de abril - na qual Capriles perdeu por 1,49 ponto percentual -, os opositores exigiram nas ruas a recontagem dos votos, em protestos que deixaram 11 mortos nas fileiras chavistas. O governo responsabiliza os líderes da oposição por estas mortes.

A corrupção se transformou no novo campo de batalha entre o governo e a oposição na Venezuela, país que, segundo a organização Transparência Internacional, ocupa o lugar 165o. de uma lista que mede o desempenho de 176 países em teros de combate à corrupção.