Jornal Correio Braziliense

Mundo

Britânicos iniciam exploração de petróleo não convencional sob protestos

Duzentas pessoas protestavam pelo segundo dia consecutivo contra a exploração iniciada pela empresa britânica Cuadrilla, especializada em fratura hidráulica e gás de xisto

LONDRES - Explorações para busca de petróleo de xisto começaram nesta sexta-feira (2/8) em Balcombe, sul da Inglaterra, em meio a protestos de ativistas que se opõem a esta técnica de extração de hidrocarbonetos, que conseguiram bloquear o início das operações em quase uma semana.

Duas pessoas, uma mulher e um homem, ambos de 19 anos, foram detidos nesta sexta-feira (2/8) em meio à tensão crescente perto de Balcombe. Duzentas pessoas protestavam pelo segundo dia consecutivo contra a exploração iniciada pela empresa britânica Cuadrilla, especializada em fratura hidráulica e gás de xisto.

Os manifestantes temem que a exploração seja conclusiva e seja extraído combustível na região com esta técnica.

Desde a sexta-feira passada (26/7), trinta pessoas foram detidas, principalmente por terem impedido a chegada do material ao local. "Cuadrilla confirma ter começado a exploração no sítio de Balcombe", informou um porta-voz da empresa.

Leia mais notícias em Mundo

Setenta policiais patrulhavam a área e um helicóptero realizava voos de vigilância.

Esta semana, o presidente da empresa, Francis Egan, assegurou que sua companhia não tem "intenção alguma de causar danos ao meio ambiente" e que as explorações não representam "ameaça para a água potável" na região.

Em 2011, Cuadrilla teve que interromper suas explorações no nordeste da Inglaterra, depois que tremores leves foram registrados. Em dezembro, o governo britânico concedeu autorização para a retomada das explorações, exigindo reforço nos controles.

Há duas semanas, o ministro britânico das Finanças, George Osborne, declarou que queria tornar a Grã-Bretanha "a líder da revolução do gás de xisto" e propôs reduzir os impostos sobre parte da produção de 62%, taxa aplicada ao petróleo e ao gás convencional, para 30%.

Um relatório recente da British Geological Survey revelou que os recursos de gás de xisto no norte da Inglaterra são duas vezes maiores do que uma estimativa anterior de recursos para todo o país.