Jornal Correio Braziliense

Mundo

Quarenta detidos em protesto pró-imigração em frente ao Capitólio

Segundo Kimberly Propeack, entre os detidos estão quatro imigrantes ilegais

WASHINGTON - A polícia deteve 40 pessoas nesta quinta-feira (1/8) durante um protesto a favor da reforma migratória no Congresso americano, constatou um jornalista da AFP.

Entre os detidos estão quatro imigrantes ilegais, afirmou Kimberly Propeack, diretora política do CASA, um grupo de assistência a imigrantes.

Ao mesmo tempo, 200 manifestantes concentrados em frente ao prédio do Capitólio gritavam em inglês e em espanhol: "Ilegais, sem medo" e "Congresso, escuta, estamos na luta".



Congressistas e mais de 30 organizações pró-imigrantes convocaram o protesto, que chamaram de uma "ação de desobediência civil" contra a rejeição da maioria republicana em aprovar uma reforma migratória que inclua a legalização dos 11 milhões de imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

No final de julho, o Senado aprovou um projeto de lei migratória integral, que contempla uma via à cidadania para os milhões de imigrantes ilegais e um reforço milionário da segurança na fronteira.

O protesto de quinta-feira é o ponto de partida de centenas de eventos que serão realizados em vários estados do país em favor da reforma, enquanto os congressistas retornam para casa para o recesso de verão.

A Aliança pela Cidadania, que reúne organizações trabalhistas, empresariais e religiosas, organizará mais de 350 eventos nos 52 distritos onde seus congressistas são mais críticos à reforma e espera entregar milhares de petições quando os parlamentares retimarem sua atividades em setembro.