Cabul - A aviação americana matou acidentalmente cinco policiais afegãos quando prestava apoio em uma operação militar conjunta contra os insurgentes no leste do país, informaram fontes oficiais nesta quinta-feira (1;/8). "Podemos confirmar que cinco policiais afegãos foram abatidos acidentalmente na quarta-feira (31/7)", declarou à AFP o tenente-coronel Will Griffin, porta-voz da Força Internacional de Assistência para a Segurança (Isaf).
"Tratava-se de uma missão combinada da ANSF (Força Nacional Afegã de Segurança) e da Isaf para apoiar com fogo aéreo, o que causou a morte dos cinco policiais afegãos", acrescentou. "Nossas condolências para as famílias dos policiais que perderam suas vidas", disse.
Vítimas civis dos ataques aéreos americanos provocaram com frequência reações furiosas do presidente afegão Hamid Karzai. A morte dos cinco policiais ocorre num momento muito sensível no âmbito das relações entre os Estados Unidos e o Afeganistão.
As forças americanas e da Otan devem retirar 100 mil soldados no fim do ano, razão pela qual a polícia e o exército afegãos estão se preparando para substitui-los.